Região / Región / Region

RIA DE AVEIRO

Estendendo-se por 45 km ao longo da costa Atlântica, e com 11 km de largura, a "Ria de Aveiro" situa-se no Centro de Portugal e abrange onze municípios cheios de cor e cultura, de sabor e desportos. Aqui vai encontrar uma oferta diversificada de recursos e serviços que tornam a sua visita inesquecível.

40º 38' 34.19 N 08º 44' 52.38 W

Um Mar de Experiências

Estação Ferroviária de Aveiro

Revestido de um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais, o edifício da estação possui o mais importante conjunto de azulejaria exterior de Aveiro. É composto por três partes: uma central, de três pisos, e duas laterais simétricas, com dois pisos. Assume-se como exemplo, a nível regional, do estilo denominado de Casa Portuguesa.

Museu de Santa Joana

Ocupa o Convento de Jesus, onde passou os seus últimos anos de vida em reclusão a infanta Joana, que viria a tornar-se na padroeira da cidade de Aveiro. Obra-prima do barroco e com um valioso acervo, o Museu de Aveiro conserva viva a memória de uma santa que ainda não o é aos olhos da Igreja.

Praia da Costa Nova

Quando se chega à praia da Costa Nova, uma das primeiras imagens que salta à vista são as suas casas coloridas. Todas em fila, viradas para a ria de Aveiro, fazem da marginal uma imensa paleta de cor, com o fundo branco, donde ressaltam as riscas verdes, vermelhas, amarelas e azuis.

Conjunto Histórico da Vista Alegre

Fundada em 1824 a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre é reconhecida internacionalmente pela qualidade e excelência da sua produção. Situada em Ílhavo, engloba um conjunto patrimonial e industrial único, onde poderá visitar o circuito produtivo, a Capela, as lojas ou o Bairro Operário.  Convidamo-lo a ingressar numa viagem única ao mundo da porcelana, descobrindo os segredos da sua produção, partilhando memórias e saberes de gerações de trabalhadores e deixando-se encantar pela beleza deste espaço industrial único. 

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

O Centro Cultural e de Congressos é parte de um edifício emblemático da arquitetura industrial aveirense. Fábrica Jerónimo Pereira de Campos é a antiga designação deste edifício, construído entre 1915 e 1917, segundo projeto do Arqtº José Olímpio. Desde a sua abertura, em 1995, passou a ser uma espaço por excelência de congressos, reuniões de trabalho, exposições, concertos e peças de teatro.

Pateira de Fermentelos

Conhecida por Pateira de Fermentelos, trata-se da maior lagoa natural da Península Ibérica. Área sensível e importante zona húmida da REDE NATURA 2000. Aí ocorrem habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de protecção nacional e internacional. É na lagoa que o visitante encontra o espaço natural e as suas componentes biofísicas, é aqui, que da vontade de conhecer, surge o desejo de voltar.

Museu de Arte Nova

O Museu de Arte Nova abriu as suas portas em Aveiro na Casa Major Pessoa, um verdadeiro ícone da arte nova. Este museu propõe uma viagem através do tempo e do conhecimento. O Museu de Arte Nova possui também uma encantadora casa de chá, onde poderá fazer uma pausa refrescante.

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro, com edifícios projectados por arquitectos portugueses, foi fundada em 1973 é, actualmente, uma sala de exposições da mais moderna arquitectura portuguesa. Tem como missão criar conhecimento, expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação.

Navio-Museu Santo André

O Navio-Museu "Santo André" é um antigo arrastão bacalhoeiro. O "Santo André" nasceu para a pesca em 1948. É hoje um museu que pretende mostrar como se vivia e trabalhava a bordo dos barcos que iam ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte.

Museu Comur

Situado no antigo edifício da fábrica de conservas, o Museu Comur é um verdadeiro símbolo de uma tradição muito enraizada de conservação de enguias. Este museu conta as histórias mais incríveis aos seus visitantes. Sabia que durante a Segunda Guerra Mundial as tropas de Mussolini foram alimentadas com as enguias de escabeche da Murtosa? Na verdade, esta foi a primeira grande encomenda de conservas da Murtosa. Há muitos museus de conservas em Portugal, mas o Museu da Comur é o único em Portugal dedicado às enguias de conserva – uma imagem de marca da Murtosa

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Área protegida desde 1979, estende-se ao longo de 960 ha entre o braço norte da Ria de Aveiro e o mar. De acesso orientado, soma zonas com praia, dunas móveis e fixas, mata de pinheiro-bravo e charcos de água doce, e tem como objectivo impedir o avanço do mar através da conservação das dunas, a salvaguarda de terrenos de cultura, a protecção do ecossistema dunar, incluindo fauna e flora, e promoção de acções de sensibilização ambiental.

Sé Catedral de Aveiro

A Sé, igreja do antigo Convento de S. Domingos, remonta ao séc. XV, do qual apenas restou uma parede de pedra talhada onde se anicha uma Virgem gótica. Em 1938, torna-se na Catedral da Diocese de Aveiro. Na galilé interior está o Cruzeiro de S. Domingos, esculpido em estilo gótico flamejante. Sofreu diversas alterações, pelo que reúne vários estilos de arte: Maneirismo, Barroco e Modernismo.

Farol da Barra

Erguendo-se de forma grandiosa, este é o farol mais alto de Portugal e um dos maiores da Europa, marcando com imponência o encontro da Ria de Aveiro com o mar na Praia da Barra.

Museu Marítimo de ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo é hoje um museu marítimo singular. A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar, promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Museu, Aquário e Investigação resumem o atual Museu, uma instituição dedicada a todas as comunidades costeiras e aberta aos mais diversos públicos. É testemunho da forte ligação dos ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu.

Aliança Underground

O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. Contemplando oito colecções distintas, este equipamento museológico versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos.

BioRia

Detentor de um património natural ímpar, o Município de Estarreja possui mais de 500 km de frente ribeirinha polvilhada e recortada por múltiplos Esteiros e Ribeiras, que lhe conferem uma sublime beleza paisagística. Terras humanizadas, modeladas por um mosaico de ricos habitats, alguns raros como o “Bocage” e outros de elevada importância como os caniçais, juncais, arrozais, campos agrícolas, sapal salgado e praias de vasa e lodos, que gozam de uma biodiversidade única composta por inúmeras espécies da flora e fauna autóctone, algumas ameaçadas, raras e de elevado valor conservacionista como a Lontra, o Toirão, a Garça-vermelha, a Águia-sapeira, o Guarda-rios, o Garçote, o Colhereiro, a Coruja-do-Nabal, o Pisco-de-peito-azul, a Felosa-poliglota, o Tritão-marmorado, a Rã-ibérica, a Rela e o Lagarto-de - água. Todos estes mistérios naturais do concelho podem ser descobertos nos percursos de natureza.