VISITA O SAL AVEIRO

A Visita Temática “O Sal” Aveiro, tem a duração de 45 minutos, com o transporte em barco para as Marinhas (Salinas), o acompanhamento de um guia, onde se aprende o enquadramento das marinhas de Sal na Ria de Aveiro e o processo de produção do Sal de Aveiro. Nas visitas às Salinas (Marinhas em Aveiro), ficamos a compreender a importância do sal, noutros tempos, qual a sua diferenciação nos dias atuais e como se mantém uma marinha de sal.

Seguindo pelos estreitos caminhos que separam cada compartimento (peça) da marinha, e guiados pelo guia com a descrição verbal de cada fase da produção artesanal de sal. A safra estende-se de Março a Setembro. Durante os primeiros três meses, dependendo das condições climatéricas, os marnotos e os moços efetuam a preparação da marinha. Essa preparação consiste na limpeza e consistência do fundo dos meios cristalizadores, na reparação das divisões das várias peças (marachas, tabuleiros, etc.), na reparação ou construção de novas alfaias, na reparação e organização do palheiro para a nova safra e na gestão das águas para a concentração de sal nas peças alimentadoras da marinha.

Todos estes processos, dependendo da época, são presenciados pelo visitante, numa interatividade que providencia uma sensação de também ele estar a fazer parte da atividade da marinha.

DURAÇÃO

0:45 MINUTOS

Por Marcação

HORÁRIO

09:00 - 18:00 horas

PREÇO

Sob Consulta