Aeroporto de LISBOA O comboio é o meio de transporte mais prático para efectuar a viagem até Aveiro. A viagem entre o aeroporto e a estação ferroviária de Lisboa-Oriente pode ser feita de táxi, em 10-15 minutos. Em alternativa, poderá efectuar esse percurso de autocarro (linhas 5 e 44). O bilhete pode ser adquirido no autocarro. Dada a distância que separa Lisboa de Aveiro, é aconselhável a utilização dos comboios rápidos Intercidades ou Alfa. Informações sobre comboios, horários e preços de bilhetes estão disponíveis no site da CP – Comboios de Portugal. No aeroporto existem várias agências de aluguer de automóveis. Siga na direcção da auto-estrada A1-Norte. Deve sair da A1 em Aveiro-Sul/Águeda (saída 15) e seguir pela EN235 até ao centro, passando pelo campus universitário. Se pretender vir de autocarro, o local de embarque em Lisboa é o Terminal Rodoviário do Arco do Cego (Av. Duque D’Ávila, 12). Os horários e preços dos bilhetes estão disponíveis no site da Rede Expressos.

 

Aeroporto do PORTO A viagem entre o Porto e Aveiro poderá ser feita de carro (a partir do aeroporto) ou de comboio (a partir do centro da cidade do Porto). O comboio é o meio de transporte mais prático para efectuar a viagem até Aveiro. O percurso entre o aeroporto e a estação ferroviária de Porto-Campanhã pode ser feito de táxi, em mais ou menos 30 minutos. Uma alternativa mais económica para chegar à estação é o Metro, que tem um terminal no próprio aeroporto e que parte de 35 em 35 minutos com destino à Estação de Campanha. A viagem dura cerca de 32 minutos. Na estação poderá apanhar um comboio directamente para Aveiro. Na estação de São Bento poderá apanhar um comboio directamente para Aveiro, embora tenha que passar ainda na Estação de Campanhã. Além dos comboios rápidos que percorrem o trajecto em cerca de 40 minutos, existem ligações suburbanas entre o Porto e Aveiro durante todo o dia, de hora a hora. A viagem dura cerca de 1h10. 

 
 
 

Aveiro situa-se na principal linha ferroviária do país (Linha do Norte). A Estação de Comboios de Aveiro localiza-se a cerca de 10 minutos a pé, ou 5 minutos de táxi (existe uma praça junto à estação), do centro da cidade. Pode ainda viajar de autocarro (linha verde), que parte da Estação em intervalos regulares.

 

De Norte, usando a auto-estrada A1, ou de Este, pela A25. Se optar pela A1, tome a direcção de Lisboa. Saia onde vir a indicação de Aveiro, seguindo pela A25. Encontrará duas saídas que conduzirão à cidade: a primeira, com a indicação “Aveiro-Norte” e a segunda, alguns quilómetros depois, que refere apenas “Aveiro” e será a mais indicada para chegar ao centro da cidade.

Do Sul, pela auto-estrada A1, siga na direcção do Porto. Abandone a auto-estrada na saída 15, “Aveiro-Sul/Águeda” e prossiga pela EN235, que o levará directamente ao centro, passando pelo Campus Universitário. Se optar pelas auto-estradas A8 e A17, saia também em “Aveiro-Sul” e siga posteriormente pela EN235.